Fundação Semear - Até 31.08.18 | EDITAL: Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para defesa de direitos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Open Society Foudations (OSF), vai destinar até R$ 490.000,00 (quatrocentos e noventa mil reais) para apoio a iniciativas que promovam o enfrentamento ao racismo a partir de ação direta junto à realidade vivida pela população negra no Brasil. O programa Human Rights Initiative da OSF quer fortalecer, no Brasil, movimentos de luta por equidade racial que atuem em favor dos setores mais marginalizados da população, bem como apoiar iniciativas que enfrentem a discriminação racial, incluindo desigualdades e opressões interseccionais, a partir do trabalho de base e mobilização local protagonizadas por negras e negros.

A partir do pressuposto fundamental descrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos de que direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana constituem a base da liberdade, da justiça e da paz no mundo, este edital visa apoiar projetos que: • Tenham por objetivo o enfrentamento ao racismo e suas mais diversas decorrências sociais tais como discriminação, preconceito, criminalização, ausência de perspectivas, violência, feminicídio e genocídio. • Articulam o combate ao racismo e suas variáveis à promoção de iniciativas de valorização da diversidade e promoção da justiça em uma ou mais das seguintes temáticas: a) Denúncia e enfrentamento à violência do estado, violência policial, encarceramento em massa, política de drogas e modelo de políticas de segurança pública no geral; b) Apoio a familiares de vítimas da violência do estado; c) Direitos e apoio ao desenvolvimento sócio-político-cultural-educacional de mulheres Lgbtq+ negras; d) Valorização e defesa das religiões de matriz africana; • Sejam desenvolvidos a partir de diversas formas e dimensões, entre as quais: litígio estratégico, advocacy, comunicação, práticas de educação popular, formação política, artes, música, poesia, leitura, literatura, atividades interdisciplinares e inovadoras. Os projetos apresentados deverão ter um valor total de até R$ 70.000,00 (setenta mil reais) e prazo máximo de 18 meses de duração.

A submissão de proposta será via internet. Para concorrer, grupos e organizações acessar o link abaixo e preencher todas as informações solicitadas até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2018. O resultado será divulgado no dia 20 de novembro de 2018, Dia Nacional da Consciência Negra.

Não recebemos projetos por e-mail, tampouco aceitamos projetos entregues diretamente na sede do Fundo Brasil. Não serão aceitas propostas submetidas fora do prazo, em nenhuma hipótese. O Fundo Brasil de Direitos Humanos não prorroga o prazo de seus editais. Dúvidas serão respondidas somente por email. Favor escrever para edital@fundodireitoshumanos.org.br

Site do Edital