Aaumentar fonte adiminuir fonte

Programa de Iniciação Profissional - Projeto Vencer

Projeto Vencer

A parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, empresas e a Fundação Semear possibilita aos jovens de baixa renda a contratação por meio da Lei da Aprendizagem.

O Projeto Vencer - Programa de Iniciação Profissional da Fundação Semear oportuniza ao jovem a inserção no mercado de trabalho e a possibilidade de complementar sua renda familiar. O Vencer tem sua ênfase em rotinas administrativas e prioriza o atendimento aos jovens moradores da Vila Diehl, em Novo Hamburgo. A procura dos jovens pelo programa é superior ao número de vagas ofertadas, que conta com 100% de investimento privado para a sua continuidade.

O curso tem duração de 10 meses, com 800 horas/aulas, sendo a etapa teórica realizada no CVR e as práticas nas empresas parceiras da Fundação Semear. O projeto prevê a participação voluntária de profissionais que abordam temas relacionados ao mercado de trabalho, como processos administrativos, meio ambiente e cidadania, assuntos pertinentes à juventude e trajetória profissional. A grade curricular também contempla saídas de campo com visitas às empresas e participação em eventos que contribuam para ampliar o conhecimento dos jovens.

Entre os objetivos do projeto estão a capacitação profissional; socialização; inserção no mercado de trabalho; acesso à informação e defesa de direitos com base no ECA; redução de índices de desemprego e da violência nesta faixa etária; aumento da permanência escolar e despertar o empoderamento para a conquista de espaços do jovem na sociedade.

Para celebrar a conclusão de mais uma etapa na vida destes jovens, ao final do curso foi realizada a solenidade de formatura, com a presença de familiares, representantes da Instituição e de investidores do projeto.

Com 12 anos de existência, o projeto já formou aproximadamente 400 jovens que iniciaram sua trajetória profissional a partir do conhecimento adquirido no curso.

A edição de 2018 é contemplada por investimento do Instituto Cooperforte e de 7 empresas parceiras da Fundação Semear: CFC Valderez, Portobello Shop, Flox Comercial - O Boticário, Mule e Bule, Novo Hamburgo Hotel, Sinopsys Editora e Sinosplan Participações e Projetos Econômicos.

Empresas da região interessadas em contar com jovens aprendizes em sua organização podem contatar a Fundação Semear por telefone (51) 2108.2108, ou por e-mail semear@fundacaosemear.org.br.