De Ponta a Ponta: o atendimento a crianças e adolescentes em Novo Hamburgo

30/07/2019

Foi lançada, em junho, a publicação De Ponta a Ponta: o atendimento a crianças e adolescentes em Novo Hamburgo. O livro é resultado de um extenso trabalho de pesquisa, que buscou conhecer e compreender o atendimento a crianças e adolescentes em cinco territórios do município (Boa Saúde, Canudos, Kephas, Santo Afonso e Roselândia).

A coleta de dados da pesquisa, que integra o projeto De Ponta a Ponta a Ponta, foi realizada de outubro a dezembro de 2018 e contou com a realização de imersão nos territórios, grupos focais e a aplicação de 1020 questionários para pais e responsáveis e adolescentes.

O resultado da pesquisa foi apresentado no 7º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor e, entre as informações coletadas está a percepção da falta de espaços de lazer e sociabilidade nos territórios, a preocupação com questões como segurança e educação e o reconhecimento da importância do trabalho realizado pelas organizações da sociedade civil no contraturno escolar.

O projeto De Ponta a Ponta é uma promoção do CMDCA/NH, realizado pela Fundação Semear e apoiado pelo Itaú Social.

Em breve, uma versão online da publicação estará disponível no site da Fundação Semear.