Encontro Gaúcho do Terceiro Setor

01/07/2019

A Fundação Semear realizou, nos dias 26 e 27 de junho de 2019, o 7º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor, com o tema Protagonismo e Cidadania. Em dois dias, o evento reuniu cerca de 200 pessoas entre gestores sociais, profissionais de serviços e equipamentos públicos, estudantes, profissionais de empresas e pessoas interessadas na área social que puderam trocar conhecimentos e experiências.

Na abertura do evento, o Secretário Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, José Antônio Júnior Frozza Paladini, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas organizações da sociedade civil e sobre as parcerias com o poder público para o fortalecimento das ações. A prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, elogiou a iniciativa e a realização do evento. Também estiveram presentes o Procurador da Procuradoria de Fundações do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Keller Dornelles Clós; o secretário desenvolvimento social de Novo Hamburgo, Roberto Daniel Bota; o presidente da Câmara Vereadores de Novo Hamburgo, Raul Cassel; o presidente da ACI NH/CB/EV, Marcelo Lauxen Kehl; o presidente do CMDCA/NH, Ricardo Seewald e o presidente da Fundação Semear, José Flávio Bueno Fischer.

O evento reuniu 14 palestrantes e painelistas, de diferentes estados brasileiros, que abordaram importantes temáticas para o desenvolvimento do trabalho das organizações da sociedade civil. Os temas foram pensados a partir das demandas da rede de atendimento a crianças e adolescentes e também a partir do que foi apontado na pesquisa De Ponta a Ponta. Segurança pública, sustentabilidade das organizações, comunicação como fator de sensibilização e mobilização, energia protagonista, investimento social privado, imunidades e isenções e a apresentação de case de sucesso fizeram parte da programação do Encontro.

Entre os palestrantes e painelistas, referências no terceiro setor como: o diretor fundador da ONG Canto Cidadão,  Felipe Mello; a assessora de relacionamento do GIFE/SP, Camila Aloi; o diretor geral do gabinete do vice-governador do RS e coordenador do programa RS Seguro, Antonio Carlos Pacheco Padilha e o diretor-executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, João Paulo Vergueiro; entre outros. O Encontro também foi o momento de lançamento da publicação De Ponta a Ponta: o atendimento a crianças e adolescentes no município de Novo Hamburgo. Além das 500 unidades impressas, o livro também será disponibilizado em formato online, possibilitando o fácil acesso por todos e todas. Também será feita uma versão do livro em braile.

O evento ainda contou com apresentações artísticas de organizações sociais, que demonstraram um pouco do trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes atendidos(as). Participaram as organizações: Centro de Vivência Redentora, ABEFI e Centro de Formação Tereza Verzeri.

O 7º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor de 2019 integrou as ações do projeto De Ponta a Ponta, promovido pelo CMDCA/NH e realizado pela Fundação Semear e com o apoio do Itaú Social.