Destine parte do Imposto de Renda para a Fundação Semear

27/11/2019

Pessoas físicas podem destinar ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) até 6% do imposto devido ao longo do ano (final do ano fiscal). Se a doação ocorrer no período da declaração, o percentual máximo é de até 3%. No caso de empresas, a destinação é de 1% do IR a ser pago pela empresa à Receita Federal.

Para doar é muito simples:
Faça a previsão do seu imposto devido e deposite em qualquer agência do Banco do Brasil
Agência 314-X
Conta corrente: 31043-3
Titular: Fundo da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo
CNPJ 18.911.844/0001-50

Para realizar a dedução, é preciso fazer a declaração pelo modelo completo. Em todas as situações, os valores são utilizados como abatimento. Isso significa que, em vez de destinar esse valor ao governo federal, ele poderá ser direcionado para organizações sem fins lucrativos, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, localizadas próximas ao doador. O investidor, dessa forma, pode acompanhar o que é feito com o imposto que ele pagou. O recurso tem o destino definido pelo contribuinte, que pode indicar a organização que receberá o recurso, além de acompanhar e monitorar a aplicação do investimento e comemorar os resultados obtidos.

A gestora social da Fundação Semear, Helena Thomé, destaca que o recurso destinado ao Funcriança é gerido pelos Conselhos da Criança e do Adolescente e que apenas organizações registradas no Conselho podem acessar as doações. “A doação de Imposto de Renda é simples, segura e muito importante! Contribuir para organizações da sociedade civil significa apoiar o crescimento e a qualificação de projetos sociais, que podem ser da sua cidade. Essas ações são fundamentais para o desenvolvimento social e influenciam diretamente na qualidade de vida de crianças e adolescentes e na construção de uma sociedade mais sustentável”, afirma Helena.

A Fundação Semear está apta a receber recursos do Funcriança

A organização atende, por meio do programa social Centro de Vivência Redentora (CVR), cerca de 130 crianças e adolescentes e suas famílias, provenientes das Vilas Kephas, Colina da Mata, Esperança e outras localidades da Vila Diehl. Oferece um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, com o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas para esse público. São realizadas oficinas de balé, jazz, judô, teatro, literatura, artes, canto e violão, além de atendimento social as crianças e suas famílias. Também são oferecidos lanches, acesso à biblioteca e sala de informática. O CVR conta, ainda, com um projeto de formação profissional para adolescentes e jovens, visando a inserção no mercado de trabalho.
As atividades oferecidas são gratuitas e o trabalho é desenvolvido por uma equipe técnica habilitada e capacitada. A manutenção do espaço é viabilizada por meio de doações, parcerias e de investimento social privado. A organização é o único espaço de atendimento privado de contraturno escolar oferecido no bairro e que garante às crianças e adolescentes a oportunidade de um desenvolvimento social integral, longe da exposição à violências e riscos sociais.

Faça sua doação e seja a diferença na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social!